quarta-feira, 27 de julho de 2011

Como deixar de fumar

A árdua tarefa de deixar de fumar


Como deixar de fumar é uma pergunta que coloco com regularidade duas vezes ao dia, uma quando acordo outra quando deito-me. Antes de começar a tentar compreender como deixar de vez de fumar quis saber como actua o fumo no nosso organismo.

Encontrei esta breve descrição;

como deixar de fumar
Cada cigarro contém nicotina que como sabemos é muito viciante, causa muitos problemas e mudanças no corpo. Ao estimular diferentes partes do cérebro a nicotina produz uma sensação de prazer no sistema nervoso central, e fazendo a produção de adrenalina aumentar, acelera a frequência cardíaca e a pressão arterial aumenta, mas isso não é tudo, ela afecta o nível de algumas hormonas e da temperatura do corpo. 
Fonte: http://www.deixarfumar.com/como-deixar-de-fumar/

Esta descrição veio a justificar um programa que anteriormente tive a oportunidade de ver, onde mostrou como a nicotina actua no nosso cérebro. O nosso cérebro produz uma enzima que é capturada por receptores que identificam a substancia como "prazer", é emitida sempre que temos uma sensação agradável como ouvir musica, comer entre mil e uma outras situações.O que acontece é que a nicotina possui um formato igual a essa mesma enzima criando uma sensação agradável artificial, com o consumo duradoiro de tabaco o cérebro aumenta esses mesmos receptores criando assim o vicio e a dependência do tabaco.

Com esta avaliação é possível saber que o vicio não é só psicológico mas também químico, como seria de esperar. Para deixar de fumar é preciso força de vontade,  existem no entanto técnicas e alimentos que podem ajudar a diminuir o desejo de nicotina, alimentos que realmente trazem satisfação ao corpo compensado as ditas enzimas que produzem o prazer, veremos alguns exemplos futuramente.

A associação de necessidade do tabaco

É natural pensar que preciso de um cigarro, situações de stress ou maior fadiga faz com que tenha mais desejo de fumar, mas agora compreendendo que é uma forma de o meu cérebro sentir-se compensado pelo esforço ou cansaço, ou seja preciso de substituir essa mesma satisfação por algo ainda mais saudável.A grande questão está em como.

Pergunto-me agora se existem produtos naturais para deixar de fumar. A resposta é talvez, o primeiro passo para deixar de fumar é querer deixar de fumar. Depois de algumas pesquisas descobri que existem alimentos que produzem satisfação diminuindo assim o desejo por tabaco limpando o organismo ao mesmo tempo. Os produtos naturais essencialmente servem para realizar uma limpeza ao organismo e com isso reduzir o desejo de fumar, mas não elimina, para que haja esse efeito é preciso força de vontade.

Produtos naturais para deixar de fumar

Saladas de agriões e sopas ajudam a limpar os pulmões, contudo é preciso ter algum cuidado pois possuem um nível de ferro elevado, forçando os rins  a ter um trabalho extra. Só deve comer duas vezes por semana agriões quem tem problemas de rins.

Laranja e limões, no fundo citrinos, eles aumentam a acidez da urina facilitando a remoção da nicotina do corpo. Com a acidez mais acentuada os rins fazem melhor o seu trabalho com a extracção da nicotina reduzindo também a necessidade de fumar.

Cenouras, a cenoura quando ingerida no momento que deseja fumar ajuda a eliminar o desejo do tabagismo.

Alimentos alcalinos, espinafre, passas de uva e amêndoas, fazer a nicotina absorvida no organismo circular evitando novamente o desejo de fumar. Sabem que mais? O trigo ajuda imenso a limpar o organismo especialmente se estiver fermentado, estou mesmo a falar da cerveja.

Desejo de fumar

Mesmo conhecendo todas as vantagens das plantas e alimentos que nos ajudam a diminuir a necessidade de fumar existe ainda a dificuldade psicológica de abster-se da necessidade de fumar. O primeiro problema que se impõe é a força de resistir ao desejo de fumar um cigarro. Ao fumar um cigarro vem em consequência muitos outros.

Existem momentos que mais proporcionam a necessidade de fumar. O primeiro passo e tentar eliminar zonas que contenham o cheiro a tabaco. Por exemplo se fuma no seu carro é preciso remover todo o tabaco que possa conter no cinzeiro e usar um aromatizante anti-tabaco.

Evitar estar presente em locais com fumadores, pelo menos nos primeiros dias. O facto de ver alguém a fumar o tabaco aumenta o desejo de fumar, podendo acabar por fumar um e em seguida acaba por comprar um maço de cigarros.

Não ter tabaco em sua posse. Se quer definitivamente acabar por deixar de fumar não deverá ter nenhum cigarro por queimar, isso será uma verdadeira tentação. Derivados de folha de tabaco também encontram-se neste grupo, como charutos cigarrilhas entre outros. Elimine-os todos, deite fora queime-os, parta, enfim de forma a não os poderá fumar.

No dia que alguém lhe oferecer um cigarro não diga que está a tentar deixar de fumar mas sim "deixei de fumar" desta forma evitará que essa mesma pessoa possa voltar a oferecer-lhe um cigarro = tentação de fumar.


Dicas para deixar de fumar


Andei a procura de algumas dicas no youtube para deixar de fumar, aqui neste video é possível encontrar algumas dicas para evitar o desejo de fumar.




Como é possível de ver no video as pessoas tendem a deixar de fumar devido a um problema de saúde, infelizmente nem todos têm pum bom motivo para deixarem fumar.
Mas podem a partir de agora pensar num "ter mais saúde" ou "poupar mais dinheiro" ou até ambos.

Porque é que sabemos que o tabaco tira nos saúde e não paramos?

deixar de fumar
Infelizmente tal como verificamos no inicio deste meu artigo o tabaco oferece um prazer artificial ao nosso cérebro, o problema é o nosso cérebro quer satisfação a curto tempo.

Uma forma de ajudar a deixar de fumar é compensar com algo que realmente gostamos de fazer quando não fuma. Uma satisfação que elimina por assim dizer o pensamento do tabaco.

Quando pensamos no tabaco o nosso cérebro diz-nos que é uma necessidade, a qual não é real.

Gostei em particularidade de uma expressão que encontrei num blog brasileiro "Diz o cigarro - Hoje tu me acende, amanha eu te apago".

O cérebro também funciona pela negação, e é o método que nos faz ser que somos, ou seja ser penalizado por uma má escolha, tal como um castigo por uma má acção. Poderá auto punir-se reeducar-se ou se tiver a oportunidade de ser outras pessoas a fazer-lo melhor. No meu caso, se a minha companheira tiver conhecimento que fumei um cigarro ela irá ganhar um jantar e uma saída de cinema, despesas extras serão uma forma de me reeducar.

(ela deve estar a torcer para que fume todos os dias - Piada)

Vantagens de deixar de fumar


Bom todos sabemos as principais vantagens de deixar de fumar, saúde e dinheiro poupados. Novas pesquisas novos resultados, encontrei a seguinte informação muito interessante.

-> Após 20 minutos:

A pressão arterial tende a voltar ao normal.
A frequência do pulso volta ao normal.
A temperatura das mãos e dos pés sobe para o normal.

-> Após 8 horas:

nível de monóxido de carbono no sangue volta ao normal.
nível de oxigenação no sangue aumenta para o normal.

-> Após 24 horas:

Diminui os riscos de um ataque cardíaco.

-> Após 48 horas:

As terminações nervosas começam a regenerar-se.
olfacto e o paladar voltam ao normal.

-> Após 72 horas:

A árvore brônquica relaxa tornando a respiração mais fácil.
A capacidade pulmonar aumenta.
A função pulmonar aumenta em até 30%.

-> Após 2 semanas à 3 meses:

A circulação sanguínea aumenta.
caminhar torna-se mais fácil.

-> De 1 a 9 meses:

Diminuição da tosse, da congestão nasal, da fadiga e da dispnéia.
movimento ciliar dos brônquios volta ao normal, limpando os pulmões e reduzindo os riscos de infecções respiratórias.
Aumento da capacidade física e da energia corporal.


Fonte: http://noavesso.blogspot.com/2011/03/no-cigarettes-o-1-dia-do-resto-da-sua.html

deixe de fumar

Medicina alternativa para deixar de fumar

A acupunctura ajuda a eliminar o desejo de fumar, existem alguns exercícios que eliminam o desejo de fumar quase de imediato.  A acupunctura resulta se for realizada em cooperação com a sua força de vontade. Saiba que o seu poder mental é capaz de realizar transformações no seu corpo.

Hipnose para deixar de fumar, este é um método que acaba por ajudar realmente a eliminar os maus pensamentos, a hipnose ajuda a reeducar a sua mente e os seu desejos, mas mais uma vez só resulta se a sua força de vontade for realmente forte.


Psicólogo, as longas conversas com médicos destas especialidade  ajudam a desenvolver um pensamento de auto ajuda e a ponderar prós e contras do tabaco. Fazendo uma avaliação pessoal para fomentar a verdadeira força de vontade para deixar de fumar.

Auto ajuda

Uma forma interessante de nós conseguirmos aquilo que desejamos é realizar uma análise de factores externos e uma auto-avaliação.

Se realmente está a desejar deixar de fumar como eu estou que tal criar uma lista de prós e contas do tabaco, ambos sabemos que teremos mais pontos negativos que positivos.

Na minha lista vou considerar vários assuntos tais como:
  1. Desvantagens de Fumar face Vantagens ( que serão muito poucas)
  2. Lista de coisas que poderei realizar para adverter o pensamento do cigarro
  3. Alimentos que ajudam a deixar de fumar, limpando o organismo de toxinas
  4. Locais a evitar de frequentar por conter fumadores
  5. Colocar uma lista de coisas boas que irei fazer com o dinheiro que vou poupar.
No último exemplo acredito que ao colocar todos os dias o valor que corresponderia a um maço de cigarros em um mealheiro ao fim de algum tempo será uma excelente recompensa financeira para o meu esforço.

Conclusão

Tenho a certeza que vou conseguir deixar de fumar, espero que a minha pesquisa o tenha ajudado também, se quiser deixar o seu depoimento ou uma sugestão faça-o nos comentários. 

0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares